Os barcos que rumam às Selvagens | |
Diana Catarino | |
O Planetazul embarcou com mais de 70 cientistas na maior expedição realizada em Portugal, rumo às Ilhas Selvagens. Conheça os barcos que nos transportam. | |
O Creoula nasceu em 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias. Este lugre de quatro mastros, viu a construção da roda da proa reforçada, para aguentar os mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia. Em 1979 o Creoula foi comprado pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca. Na primeira docagem, verificou-se que o casco se encontrava em óptimas condições, decidindo-se que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar. Construída em 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde, a Caravela Vera Cruz é uma réplica das antigas Caravelas usadas pelos Portugueses na Era dos Descobrimentos. A obra foi concluída precisamente no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A Caravela ajuda a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, participa em provas e outros eventos náuticos, enquanro também presta um precioso serviço à investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas. As escolas são visitantes frequentes. O N.R.P. Almirante Gago Coutinho, após a chegada a Portugal, passou ao estado de desarmado a aguardar financiamento para o projecto de conversão até Fevereiro de 2006. Em Fevereiro de 2006 iniciou a fase de fabricos para instalação de novos equipamentos e conversão num moderno navio hidro-oceanográfico, no Arsenal do Alfeite, a qual decorreu até Maio de 2007. Nesta fase foram instalados dois SSMF, um ADCP, um sondador acústico, guincho de corer, aparelhos de força, (incluindo dois pórticos e três gruas), novos espaços laboratoriais e equipamentos de navegação. Desde Maio de 2007, com a actual configuração, o N.R.P. “Almirante Gago Coutinho” está operacional, estando atribuído prioritariamente à execução dos levantamentos hidrográficos para a extensão da plataforma continental. |
9 de junho de 2010
Diário de Bordo
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