9 de junho de 2011

Parabéns selvagens



PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
Ambiente
Escrito por Yvette Vieira   
Segunda, 06 Junho 2011 19:57


As ilhas Selvagens são um santuário natural para a fauna e a flora únicas em todo o mundo e este ano comemoram o seu 40º aniversário.



As ilhas selvagens foram classificadas como reserva natural no dia 29 de Outubro de 1971, um título que teve como principal intuito a preservação de uma das maiores áreas de nidificação de aves marítimas do Atlântico Norte. Devido ao seu carácter inóspito reforçado pelo falta de água potável e pelos perigosos baixios que ameaçavam as embarcações, desde a sua descoberta no século XV, que poucas intenções houve para a colonização destas ilhas. Contudo, há alguns vestígios na Selvagem Grande e actualmente existe um núcleo em permanência de vigilantes da natureza a residir no território. Uma outra curiosidade é que um dos ilhéus pertence a um particular, a família Zino, aliás Paul Alexander Zino foi um responsáveis também pela preservação da fauna local, deu inicio a primeira fase de anilhagem das Cagarras.
Após a sua descoberta uma das primeiras formas de rentabilizar este conjunto de ilhas, já que o povoamento era difícil, foi a recolha de plantas endémicas para a sua utilização na indústria da tinturaria e curtumes. A urzela, um líquen que cresce espontaneamente no rochedo, foi usado na tinturaria e no papel pelo seu tom púrpura, era até exportado para Flandres e Inglaterra. O pastel, uma planta glauca, era também muito utilizada pelo comércio de tecidos, porque das suas folhas se extraia um líquido azul, contrariamente ao nome. A barrilha, por outro lado, era um dos ingredientes para a confecção de sabão, um processo que implicava a secagem ao sol desta planta, sendo de seguida queimada e dos restos calcinados, após o arrefecimento, surgia uma substância endurecida que era denominada soda bruta.
A zona das selvagens possui uma grande variedade de espécies de aves marítimas, como já foi referido anteriormente, sendo de destacar, as famosas Cagarras, cuja colónia é a mais numerosa no território, contando já com 13 600 casais. As Almas Negras, os Calcamares e os Painhos também nidificam em grandes números, o que torna estas ilhas um autêntico santuário ornitológico.
Agora chega de falar de aves e plantas, vamos ao que é um dos maiores mitos da ilha, um imenso tesouro do capitão William Kidd, o temerário. Sim é verdade, segundo reza a lenda no ano do senhor de 1690, este famoso pirata dos mares, escondeu uma parte do seu saque em jóias e dobrões em ouro espanhóis numa das muitas cavernas existentes neste conjunto de ilhas. Infelizmente, ninguém ainda o encontrou e apesar de ser uma história muito interessante, o facto é que se houvesse algum vestígio deste magnífico tesouro já teria sido achado e reclamado, uma vez que houve várias expedições ao longo dos séculos nesse sentido. Enterrado não foi de com certeza, o carácter vulcânico deste território tornaria a tarefa quase impossível, mas claro, ele teria “delegado” esse esforço a alguém e até desse infeliz teriam sobrado alguns vestígios! O nome contudo pegou, existe uma caverna designada por Capitão Kidd, na Selvagem Grande.
*in ilhas Zarco
Actualizado em Segunda, 06 Junho 2011 22:56
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ratings and Recommendations by outbrain