31 de julho de 2011

Reserva Natural das Ilhas Selvagens


Parque Natural da Madeira


A riqueza destas ilhas….

A ostentação da diversidade biológica torna as Ilhas Selvagens um local genuíno, que “exige” ser protegido.
A singularidade de algumas espécies, tem suscitado a atenção de biólogos e ornitólogos nacionais e estrangeiros que, desde há algumas décadas, têm vindo a realizar estudos sobre a biologia de algumas espécies, sustentando um rigoroso esquema de monitorização das diversas populações.

Reserva…

Todos estes factores suportaram a criação de uma Reserva, constituindo uma das mais importantes áreas de nidificação de aves marinhas de todo o Atlântico Norte. Foi a primeira Reserva de Portugal!

Diploma Europeu do Conselho da Europa…

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens foi criada em 1971, e actualmente é a única galardoada com o Diploma Europeu para Áreas Protegidas do Conselho da Europa, como reconhecimento do grande interesse do seu Património Natural, bem como do trabalho desenvolvido em prol da Conservação.
Rede Natura 2000…ZPE…ZEC…
Integram a Rede Natura 2000, como Zona de Protecção Especial (ZPE) e Zona Especial de Conservação (ZEC).
Esta rede considera um compromisso europeu em que cada país (ou região) identifica os Sítios de Importância Comunitária, numa óptica de conservação da Natureza, protegendo os ecossistemas, os habitats e as espécies selvagens que estão ameaçados ou que são característicos de determinadas regiões.
As Ilhas Selvagens contêm ecossistemas representativos e importantes para a conservação in situ da biodiversidade, em particular de espécies mundialmente vulneráveis. Compreendem vários tipos de habitats, alguns dos quais estão classificados em cinco categorias de habitats contempladas na Rede Natura 2000, de acordo com a Directiva Habitats: bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda; lodaçais e areais a descoberto na maré baixa; enseadas e baías pouco profundas; falésias com flora endémica das costas macaronésias e formações baixas de euforbiáceas junto a falésias.

IBA…

As Ilhas Selvagens estão ainda classificadas como Zona Importante para as Aves (IBA – Importante Bird Area), ou seja, constituem um sítio com significado internacional para a conservação das aves à escala global.
Todo este reconhecimento deve-se ao facto das Ilhas Selvagens combinarem uma variedade de factores, nomeadamente: localização geográfica, isolamento e condições de colonização muito difíceis. Assim sendo, estas Ilhas apresentam habitats e espécies que são representativos e importantes para a conservação in situ da biodiversidade, particularmente dos que são vulneráveis, a nível Mundial.
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ratings and Recommendations by outbrain