16 de julho de 2011

Da Selvagem Grande à Pequena


Prancha-À-Vela e Stand Up Paddleboard entre os dias 2 e 4 de Agosto
No Paddleboard o praticante rema em pé numa prancha. Trata-se de uma modalidade mais completa em termos físicos, exigente sobretudo ao nível do equilíbrio pois, no fundo, obriga o indivíduo a estar em cima de uma plataforma instável.
No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens vai ter lugar, entre 2 e 4 de Agosto, uma travessia de Prancha-à-Vela e Stand Up Paddleboard entre as Selvagem Grande e a Selvagem Pequena, evento denominado “Waterman Challenge 2011”. Na apresentação desta ligação, Paulo Oliveira, director doParque Natural da Madeira, recordou estarmos perante «a 1.ª Reserva Natural de Portugal», sendo este mais um evento «integrado numa série de iniciativas», que visa comemorar o 40.º aniversário da mesma. Promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, e pelo Centro Treino Mar (CTM), o “Watermen Challenge 2011” «é uma boa maneira de divulgar - a custo zero - a Reserva e uma actividade desportiva não poluente, a qual pode ser explorada em termos marítimos e de turismo», relançando as vertentes económica e do próprio mar, frisou ainda Paulo Oliveira.

Para o efeito foram convidados «e vêm a expensas próprias, atletas de renome internacional», de modo a divulgar a Reserva nas revistas da especialidade. É o caso do inglês John Skye, velejador de topo de Prancha-à-Vela, «muito popular e respeitado entre os profissionais de topo nos Campeonatos do Mundo e na Imprensa relacionada com o Windsurf», foi ainda avançado. Do mesmo modo, na altura do evento estará entre nós, em exclusivo, um conceituado fotógrafo/jornalista francês - Maxime Houyvet - cuja cobertura do “Challenge” será publicada em revistas internacionais destas modalidades desportivas/viagens de aventura. Por parte do CTM, David Sousa mencionou que a travessia «não terá carácter competitivo», ao passo que o velejador internacional e olímpico madeirense João Rodrigues falou «do potencial enorme» do Paddleboard (modalidade que mistura Prancha e Remo). O atleta da classe RS:X não estará presente, uma vez que parte hoje para Weymounth, na Inglaterra, para mais um estágio e prova internacional, até dia 15 de Agosto.

Fonte: Jornal da Madeira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ratings and Recommendations by outbrain