11 de abril de 2011

Velejador João Rodrigues faz travessia Madeira-Ilhas Selvagens

Travessia assinala os 40 anos da Reserva Natural
O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, anunciou hoje que o velejador olímpico João Rodrigues vai cumprir a travessia Madeira - ilhas Selvagens no âmbito da comemoração dos 40 anos desta Reserva Natural.
A distância que João Rodrigues velejará será de 163 milhas náuticas, sendo esta uma das muitas iniciativas que decorrerão este ano alusivas aos 40 anos da primeira Reserva Natural criada em Portugal.
"Esta iniciativa a propósito dos 40 anos da criação da Reserva Natural das Selvagens, que foi a primeira reserva natural constituída em Portugal do ponto de vista institucional e formal, é um ex-libris da conservação da natureza da Madeira", disse Manuel António Correia.
O governante madeirense realçou ainda as ilhas Selvagens eram "também uma referência e uma ajuda importante ao nível da própria afirmação da soberania portuguesa" no Atlântico.
A Reserva Natural das Ilhas Selvagens tem uma área total de 9.455 hectares e integra uma área terrestre composta por três ilhas (Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora) e ilhéus adjacentes.
Os arquipélagos mais próximos são a Madeira e as Canárias, a aproximadamente 163 e 82 milhas náuticas, respectivamente.
O acesso às Ilhas Selvagens é efectuado por mar, sendo apenas permitido quando devidamente autorizado e credenciado pelo Serviço do Parque Natural da Madeira, de acordo com a legislação em vigor da área protegida.
Através do estatuto de protecção total são resguardados os ecossistemas de toda a área terrestre (Selvagem Grande, Selvagem Pequena, Ilhéu de Fora e ilhéus adjacentes) e de toda a área marinha adjacente.
Estas Ilhas encontram-se legalmente protegidas desde 1971, como Reserva, tendo sido a primeira de Portugal.
Em 1978 foram classificadas como Reserva Natural e desde 1992 são distinguidas com o Diploma Europeu do Conselho da Europa para Áreas Protegidas, como reconhecimento do grande interesse do seu Património Natural, bem como do trabalho desenvolvido em prol da conservação.
Integram a Rede Natura 2000, como Zona de Protecção Especial (ZPE) e Zona Especial de Conservação (ZEC).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ratings and Recommendations by outbrain