23 de outubro de 2011


Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Parque Natural da Madeira

Apadrinhamento da Reserva…
Em 2011 a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a primeira Reserva de Portugal, celebra o seu 40º aniversário. O programa de comemorações conta com um embaixador muito especial: o velejador João Rodrigues, que este ano também completa 40 anos! Este atleta, com dimensão Mundial, é o Padrinho desta emblemática Reserva Natural durante o presente ano, o que seguramente garante de que o nome da Madeira e das Ilhas Selvagens será levado muito longe.
40 anos a conservar…
Um adequado conhecimento do património natural da Região e das acções de conservação desenvolvidas, constitui um aspecto determinante para que sejam tomadas medidas de conservação adequadas, com vista à salvaguarda do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população. Uma das ferramentas que está ao dispor de quem tem por missão fazer a gestão de áreas protegidas, são as acções de sensibilização ambiental, permitindo desta forma aproximar cada vez mais as reservas das populações. A abertura destes espaços conduz a um melhor e mais atractivo usufruto dos mesmos pela população, tendo como retorno uma maior valorização e maior empenho na sua preservação.
É pelo conjugar destes factores, e por ocasião do 40º aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, tem desenvolvido várias iniciativas e organizado eventos que ajudam a divulgar o esforço de conservação que tem estado subjacente ao sucesso desta Reserva.
Iniciativas…
Neste sentido, e atendendo à importância da data a assinalar, dentro das várias actividades a decorrerem ao longo do ano, o evento mais mediático e que foi o grande enfoque destas comemorações foi a inédita travessia em prancha à vela entre a Ilha da Madeira e as Ilhas Selvagens, pelo atleta madeirense mais mediático na modalidade, o velejador internacional João Rodrigues, evento este denominado OPEN OCEAN CROSSING JR40 SELVAGENS e que tem tido projecção internacional, divulgando não só a Reserva mas também a Região.
5 de Novembro… grande evento “40 ANOS ILHAS SELVAGENS”
Para além do evento OPEN OCEAN CROSSING JR40 SELVAGENS, muitas outras actividades têm vindo a integrar o programa de comemorações, realizando-se no próximo dia 5 de Novembro o grande evento “40 ANOS ILHAS SELVAGENS”, na discoteca Vespas. A discoteca Vespas é o mais recente parceiro destas comemorações, parceria esta fundamental na oferta de um espaço de grande visibilidade que permitirá partilhar os encantos e segredos daquelas Ilhas, sublinhando a missão iniciada há 40 anos de criar e melhorar condições para preservar espécies e habitats e de permitir o usufruto sustentável de um espaço com elevada qualidade natural. Haverá projecção de fotografias e vídeos, música ao vivo e um tributo ao João Rodrigues, além de muitas surpresas.
Parceiros …
Para além da discoteca Vespas, vários parceiros se têm juntado a nós nestas comemorações ao longo deste ano, como sejam Caniçoshopping, Delta, Direcção Regional do Turismo, ECM - Brisa Maracujá, Ford, Grupo Sá, Henri Lloyd, Henrique Seruca Photography, Luís Ferreira Nature & Wildlife Photography, Meio, Publicidade e Marketing, Pedro Quartin Graça , RTP e Vodafone.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ratings and Recommendations by outbrain