31 de julho de 2011

Reserva Natural das Ilhas Selvagens


Parque Natural da Madeira


A riqueza destas ilhas….

A ostentação da diversidade biológica torna as Ilhas Selvagens um local genuíno, que “exige” ser protegido.
A singularidade de algumas espécies, tem suscitado a atenção de biólogos e ornitólogos nacionais e estrangeiros que, desde há algumas décadas, têm vindo a realizar estudos sobre a biologia de algumas espécies, sustentando um rigoroso esquema de monitorização das diversas populações.

Reserva…

Todos estes factores suportaram a criação de uma Reserva, constituindo uma das mais importantes áreas de nidificação de aves marinhas de todo o Atlântico Norte. Foi a primeira Reserva de Portugal!

Diploma Europeu do Conselho da Europa…

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens foi criada em 1971, e actualmente é a única galardoada com o Diploma Europeu para Áreas Protegidas do Conselho da Europa, como reconhecimento do grande interesse do seu Património Natural, bem como do trabalho desenvolvido em prol da Conservação.
Rede Natura 2000…ZPE…ZEC…
Integram a Rede Natura 2000, como Zona de Protecção Especial (ZPE) e Zona Especial de Conservação (ZEC).
Esta rede considera um compromisso europeu em que cada país (ou região) identifica os Sítios de Importância Comunitária, numa óptica de conservação da Natureza, protegendo os ecossistemas, os habitats e as espécies selvagens que estão ameaçados ou que são característicos de determinadas regiões.
As Ilhas Selvagens contêm ecossistemas representativos e importantes para a conservação in situ da biodiversidade, em particular de espécies mundialmente vulneráveis. Compreendem vários tipos de habitats, alguns dos quais estão classificados em cinco categorias de habitats contempladas na Rede Natura 2000, de acordo com a Directiva Habitats: bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda; lodaçais e areais a descoberto na maré baixa; enseadas e baías pouco profundas; falésias com flora endémica das costas macaronésias e formações baixas de euforbiáceas junto a falésias.

IBA…

As Ilhas Selvagens estão ainda classificadas como Zona Importante para as Aves (IBA – Importante Bird Area), ou seja, constituem um sítio com significado internacional para a conservação das aves à escala global.
Todo este reconhecimento deve-se ao facto das Ilhas Selvagens combinarem uma variedade de factores, nomeadamente: localização geográfica, isolamento e condições de colonização muito difíceis. Assim sendo, estas Ilhas apresentam habitats e espécies que são representativos e importantes para a conservação in situ da biodiversidade, particularmente dos que são vulneráveis, a nível Mundial.
 

17 de julho de 2011

Reserva Natural das Ilhas Selvagens


Parque Natural da Madeira
Este ano comemora-se o quadragésimo aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a reserva mais antiga de Portugal. Estas ilhas sempre foram um marco importante na soberania portuguesa!
As Selvagens e a ZEE…
As Ilhas Selvagens, pela sua localização, assumem particular importância no contexto político português, tendo já sido visitada por anteriores Presidentes da República. 
Este conjunto de ilhas tem um valor indiscutível relativamente à Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa. 
A ZEE é uma faixa que se inicia a partir da linha base de costa com 370400 km (200 milhas marítimas). Em termos práticos, nesta faixa é permitido prospectar, explorar, conservar e gerir todos os recursos naturais vivos e não vivos, do fundo do mar, do seu subsolo, e das águas sobrejacentes. 
São ainda permitidas todas as outras actividades que tenham por fim o estudo e a exploração económica da zona, tais como a produção de energia a partir da água das correntes e do vento, tanto na plataforma continental como na ZEE. 

Portugal e a ZEE…
Desta forma, Portugal (com todos os seus arquipélagos) fica num lugar de destaque e de responsabilidade no “domínio” do Atlântico Nordeste. Portugal detém a mais extensa ZEE da União Europeia, ou seja, cerca de 1,6 milhões de km2, qualquer coisa como 18 vezes a área continental. 

Soberania portuguesa…
Assinalar a soberania portuguesa nas Ilhas Selvagens é garantir a tutela sobre esta ZEE e pelas respectivas águas territoriais. O arquipélago é pequeno, mas permite um aumento significativo da ZEE portuguesa e, assim, acréscimo das possibilidades de exploração de recursos. 
A soberania sobre as Ilhas Selvagens é uma também uma forma de salvaguardar os interesses de Portugal. A questão deste grupo insular e da sua soberania ganham destaque quando são conhecidas as pretensões espanholas e todo o tipo de estratagemas para reverter uma parte substancial da ZEE portuguesa para parte espanhola. 
Espanha…
Dado que não é já possível reclamar soberania espanhola, a Espanha procurou alterar o estatuto das Selvagens para rochedos, em vez de ilhas. 
Os rochedos não têm ZEE pelo que a mediana da ZEE passaria a ser traçada entre as Canárias e a Madeira, ficando as Selvagens completamente dentro da ZEE espanhola (apenas as águas territoriais em torno de cada rochedo seriam portuguesas). 

A afirmação portuguesa…
Em 1996, foi feita uma declaração em que se aludiu às ilhas Selvagens como rochedos, devido a uma forte pressão espanhola mas o Ministério da Defesa logo inverteu esta situação e evitou que a ratificação da Convenção sobre os direitos do mar mergulhasse as ilhas na posse espanhola. 
Neste aspecto, a Constituição portuguesa e o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira, são bastante conclusivos.
A verdade é que as ilhas Selvagens são um importante, e raro local de riqueza biológica, tal como um ponto estratégico de enorme valor! 
 

16 de julho de 2011

Da Selvagem Grande à Pequena


Prancha-À-Vela e Stand Up Paddleboard entre os dias 2 e 4 de Agosto
No Paddleboard o praticante rema em pé numa prancha. Trata-se de uma modalidade mais completa em termos físicos, exigente sobretudo ao nível do equilíbrio pois, no fundo, obriga o indivíduo a estar em cima de uma plataforma instável.
No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens vai ter lugar, entre 2 e 4 de Agosto, uma travessia de Prancha-à-Vela e Stand Up Paddleboard entre as Selvagem Grande e a Selvagem Pequena, evento denominado “Waterman Challenge 2011”. Na apresentação desta ligação, Paulo Oliveira, director doParque Natural da Madeira, recordou estarmos perante «a 1.ª Reserva Natural de Portugal», sendo este mais um evento «integrado numa série de iniciativas», que visa comemorar o 40.º aniversário da mesma. Promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, e pelo Centro Treino Mar (CTM), o “Watermen Challenge 2011” «é uma boa maneira de divulgar - a custo zero - a Reserva e uma actividade desportiva não poluente, a qual pode ser explorada em termos marítimos e de turismo», relançando as vertentes económica e do próprio mar, frisou ainda Paulo Oliveira.

Para o efeito foram convidados «e vêm a expensas próprias, atletas de renome internacional», de modo a divulgar a Reserva nas revistas da especialidade. É o caso do inglês John Skye, velejador de topo de Prancha-à-Vela, «muito popular e respeitado entre os profissionais de topo nos Campeonatos do Mundo e na Imprensa relacionada com o Windsurf», foi ainda avançado. Do mesmo modo, na altura do evento estará entre nós, em exclusivo, um conceituado fotógrafo/jornalista francês - Maxime Houyvet - cuja cobertura do “Challenge” será publicada em revistas internacionais destas modalidades desportivas/viagens de aventura. Por parte do CTM, David Sousa mencionou que a travessia «não terá carácter competitivo», ao passo que o velejador internacional e olímpico madeirense João Rodrigues falou «do potencial enorme» do Paddleboard (modalidade que mistura Prancha e Remo). O atleta da classe RS:X não estará presente, uma vez que parte hoje para Weymounth, na Inglaterra, para mais um estágio e prova internacional, até dia 15 de Agosto.

Fonte: Jornal da Madeira

15 de julho de 2011

Oceanografica volta a colaborar com Portugal no estudo da Macaronésia

Durante 15 dias embarcados, a equipa da Oceonográfica voltou a colaborar com Portugal e com a EMAM (Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar). O Goveron Português convidou estes nossos amigos canários para participar na Campanha 2011 na qualidade de especialistas na biodiversidade da Macaronésia. A bordo do Creoula percorreram as Desertas, a Madeira e o Porto Santo e recolheram dados e imagens para o programa M@rBis (Marine Biodiversity Information System). Eis aqui o trailer do video.

Parque Natural assinala os 40 anos da reserva da sIlhas Selvagens com uma travessia de prancha à vela e stand up paddleboard (SUP)

Sílvia Ornelas


Travessia far-se-á entre as ilhas da Selvagem Grande e Selvagem Pequena

De 2 a 4 de Agosto será realizada uma travessia entre as ilhas da Selvagem Grande e Selvagem Pequena, num evento denominado 'Selvagens 40 anos na Onda Conservação/Watermen Challenge 2011'.
O objectivo é comemorar, com uma iniciativa amiga do ambiente, os 40 anos da Reserva Natural das Ilhas Selvagens.
O evento, apresentado esta manhã, no Cais do Lazareto, será promovido pelo Parque Natural e pelo Centro de Treino da Madeira. Com o objectivo de promover a iniciativa internacionalmente, estará presente o velejador de topo da Grã Bretanha John Skye, cuja travessia será acompanhada pelo conceituado fotógrafo/jornalista francês Maxime Houyvet. A cobertura será publicada em revistas internacionais das modalidades desportivas.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira

12 de julho de 2011

Gostou do Blog Ilhas Selvagens? Dê a sua opinião. Did you like the blog? Please write a review.


ilhasselvagens.blogspot.com

Ilhasselvagens.blogspot.com 
Is this your site? Run an Alexa Site Audit.

Statistics Summary for ilhasselvagens.blogspot.com

Ilhasselvagens.blogspot.com has a three-month global Alexa traffic rank of 5,186,958.
Alexa Traffic RankReputation
Global 5,186,958
Global Rank 
Sites Linking In 
2 Reviews

Edit Your Review

Review Summary for ilhasselvagens.blogspot.com

(based on 2 reviews)
2 out of 2 people would recommend this site to a friend.

5 stars(2)
4 stars(0)
3 stars(0)
2 stars(0)
1 stars(0)
Likes
Easy to navigate1
Good content2

Reviews for ilhasselvagens.blogspot.com

 
I would recommend
this site to a friend
Facebook User (First Time Visitor) 
The best use of this site is Research.
Likes
  • Good content

Comments: Very good site! Number one worldwide for sure! Visiting the blog we are visiting the islands!
I would recommend
this site to a friend
Facebook User (Enthusiast) 
The best use of this site is Research.
Likes
  • Easy to navigate
  • Good content

Comments: A very good site, with a lot os interesting information. To visit always!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ratings and Recommendations by outbrain